domingo, 7 de agosto de 2011

Experiências no Pibid Teatro UFPel

Pibid teatro e Pedagogia na Escola Getúlio Vargas

O Pibid Teatro UFPel 2010 foi muito importante tanto para a minha formação acadêmica quanto para o curso de teatro.
Posso dizer que foi um ano muito proveitoso, um ano onde podemos conhecer melhor o projeto e colocar em prática algumas propostas do subprojeto.
Como bolsistas do projeto tivemos a oportunidade de conhecer e discutir os PCNs de arte e também de participar de vários encontros e seminários onde foi discutido a educação.
Destaco como positivo a primeira atividade do Pibid Teatro, que foi o grupo de estudos dos PCNs, foi um momento onde pudemos discutir e dialogar com os colegas bolsistas e analisar o que estava escrito nos PCNs e tentar trazer para a realidade das nossas escolas.
Os seminários que participamos ao longo do ano também destaco como positivo, pois foram espaços de formação e conhecimento, de muito aprendizado onde podemos dialogar  com outras disciplinas  os problemas enfrentados na educação.
      I Ciclo de Debates Direito Social a Educação Básica e Acesso ao Ensino Superior;
        III Fórum de Licenciaturas;
      I Simpósio De Licenciaturas;
      Semana Acadêmica do curso de Ciências Sociais;
Os encontros de arte do qual participamos também foram momentos únicos e de muita valia para minha formação, conhecer a realidade dos outros cursos de artes foi muito interessante. Dae agente começa a perceber  que problemas existem em todos os cursos não apenas no nosso.
Destaco os dois encontros de arte do qual participamos como bolsistas do Pibid Teatro:
      22º Seminário Nacional de Arte e Educação da FUNDARTE;
      Seminário Ensino de Arte, Educação e práticas pedagógicas: Re-formar ou Trans-formar?
Dentre as propostas do subprojeto que conseguimos desenvolver no ano de 2010 foram:
O diagnóstico das escolas, que foi a primeira atividade realizada na escola, foi muito bom, pois com o diagnóstico podemos conhecer melhor a escola do qual iremos trabalhar e desenvolver os projetos. A Escola Getúlio Vargas, do qual fui designado a trabalhar, é uma escola muito acolhedora com profissionais bem engajados e dispostos a receber o projeto Pibid Teatro. Estamos auxiliando a professora Mônica no grupo de teatro “Metamorfose”, já assistimos a uma apresentação do grupo na multifeira da escola. Juntamente com o pessoal do Pibid Pedagogia desenvolvemos uma série de jogos e atividades no dia em que foi comemorado o dia das crianças.
O “Teatrando no Pibid”, do qual participei como um dos monitores, destaco como sendo muito positivo no ano de 2010. Foi um momento onde aconteceu a interdisciplinaridade, creio eu, pois na oficina participaram alunos de vários cursos da UFPel, tanto de licenciaturas quanto de bacharelado, e todos muito envolvidos e dispostos a conhecerem melhor a prática teatral. Sempre ao final das oficinas fazíamos uma sessão de bate papo onde era o momento de conhecermos o curso de cada participante da oficina.
Interessante também foi levar as crianças das escolas, afiliadas ao Pibid, ao teatro para assistir a peça infantil “...E o gato não comeu!”, pois muitas crianças nunca tinham ido a um teatro e tampouco assistido a uma peça . Os professores muitas vezes até tentam, mas a exemplo da Escola Getúlio Vargas onde são precárias as condições financeiras e também não conseguem apoio a situação fica difícil. Mas com o Pibid teatro juntamente em parceria com o Pibid Pedagogia conseguimos realizar mais uma atividade do subprojeto.
Como negativo destaco o pouco contato que tivemos com o Pibid Pedagogia, tanto na escola quanto nas reuniões, ocorreram vários erros de comunicações e isso trouxe um certo estranhamento para  os dois grupos, também essa falta de contato criou um certo distanciamento e creio que isso refletiu no nosso trabalho.
Espero profundamente que nesse ano de 2011 consigamos fazer um excelente trabalho com o Pibid Pedagogia nas duas escolas municipais, principalmente na Escola Getulio Vargas, que acredito precisar mais pelo número excessivo de evasões de alunos e pelas condições precárias que eles se encontram.
Maicon Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário